Data: 04/08/2025
A aquacultura de crustáceos impõe desafios nutricionais complexos que demandam abordagens inovadoras para otimização da produtividade e sustentabilidade. Neste cenário, os bioativos representam uma estratégia de valor agregado no desenvolvimento de diversos produtos, como na formulação de rações para camarões.
Ao conhecer sobre as principais vantagens relacionadas à incorporação de bioativos em dietas para crustáceos, torna-se possível aplicar os compostos com eficiência, melhorando a conversão alimentar, a modulação da resposta imune e a resiliência a estressores ambientais.
Tópicos:
- ● O que são os ingredientes bioativos?
- ● Como atuam na nutrição de crustáceos?
- ● Quais são as principais vantagens dos ingredientes bioativos?
- ● Benefícios nutricionais
- ● Segurança alimentar
- ● Preservação ambiental
- ● Saúde animal
- ● Quais são os principais usos dos bioativos?
- ● Quais são as soluções da BRF Ingredients para a aquacultura?
- ● Quais são os diferenciais do BioActio Efficiency em rações para crustáceos?
O que são os ingredientes bioativos?
Os ingredientes bioativos consistem em compostos adicionados a diversos alimentos, como rações aquáticas e para pets. Esses compostos visam melhorar a qualidade da alimentação e a saúde animal, além de reduzir os impactos ambientais e mitigar perdas econômicas (Jitemdrasinh; Kotita, Dipakbai; 2024).
No Brasil, a Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anvisa) regula a forma pela qual os bioativos devem ser produzidos (incluindo requisitos de qualidade, segurança, rotulagem dos alimentos etc.).
Pela regulamentação da agência reguladora, o limite mínimo de proteínas diárias é de 2,85 g e o de carboidratos é de 19,5 g. Também há a previsão de quantidades mínimas para vitaminas, sais minerais, entre outros nutrientes. Por outro lado, não é permitida a inclusão de substâncias que sejam consideradas como doping de acordo com a Agência Mundial Antidopagem.
Em relação aos rótulos é preciso colocar os nomes de cada nutrientes, incluindo os bioativos ou enzimas, e os nomes das categorias. Também é necessário informar a fonte pela qual cada substância foi extraída.
Os ingredientes bioativos, portanto, de um conceito abrangente e essas substâncias podem incluir flavonoides, polifenóis, carotenóides, fitoesteróis, fosfolipídeos etc. Segundo a Anvisa, os bioativos podem se originar por meio de plantas, minerais, microrganismos, fungos, animais, entre outras possibilidades.
Como existem diversos bioativos, há ampla diversidade química e os efeitos são diversos nos seres vivos. Há aplicações, por exemplo, na produção de alimentos, na medicina (incluindo o desenvolvimento da penicilina), entre outras atividades. Em comum, são compostos orgânicos com baixa massa molecular (Embrapa).
Como atuam na nutrição de crustáceos?
Os bioativos apresentam diversas propriedades nutricionais e elas favorecem o crescimento dos crustáceos, como o camarão. Somada a essa questão, os bioativos melhoram o sistema imunológico, são antioxidantes e antimicrobianos, contribuindo para aumentar a expectativa de vida dos artrópodes (Jitemdrasinh; Kotita; Dipakbai, 2024).
Com o aumento de demanda por peixes e outros produtos típicos da aquacultura, os bioativos são muito úteis. Eles permitem a exploração de alternativas para o desenvolvimento de rações.
Quais são as principais vantagens dos ingredientes bioativos?
Ingredientes bioativos são amplamente utilizados em diversos setores e proporcionam diversos efeitos positivos, incluindo questões nutricionais e de segurança alimentar.
Benefícios nutricionais
Os bioativos são ricos em proteínas e ajudam a melhorar o sistema imunológico. Eles também são antioxidantes e antimicrobianos, contribuindo para aumentar a expectativa de vida dos seres vivos, incluindo os artrópodes.
Segurança alimentar
Como os bioativos são uma alternativa para a nutrição dos crustáceos, elas exercem um papel relevante na segurança alimentar. Isso porque expandem os processos produtivos direcionados ao fornecimento de rações destinadas aos crustáceos.
Preservação ambiental
Os bioativos ajudam a mitigar impactos ambientais, pois eles têm origem de recursos sustentáveis, como ingredientes ou extratos de plantas (Jitemdrasinh; Kotita, Dipakbai; 2024), matérias de origem animal, microbiana, entre outras possibilidades.
Saúde animal
Considerando os benefícios mencionados anteriormente, pode-se dizer que os bioativos são aliados para a saúde animal e ajudam a aumentar a expectativa de vida dos seres vivos.
Quais são os principais usos dos bioativos?
Estudos demonstram que os suplementos biogênicos pode ter diversos usos e, entre eles, estão:
● Ervas: a aplicação dos extratos botânicos nesses suplementos favorece o aumento da concentração de antioxidantes, crescimento e resistência a diferentes doenças presentes no ambiente aquático;
● Probióticos: podem ser derivados do solo, água, entre outros materiais, e ajudam a melhorar a saúde intestinal dos seres vivos, incluindo os crustáceos.
Quais são as soluções da BRF Ingredients para a aquacultura?
A BRF Ingredients, com mais de 8 anos de presença no mercado, apresenta domínio técnico sobre a tecnologia de produção de ingredientes de qualidade para nutrição animal, que podem ser aplicados em formulações específicas destinadas à aquacultura, incluindo os crustáceos.
Alguns destes ingredientes são as proteínas hidrolisadas da marca BioActio. Elas apresentam baixa massa molecular e são ricas em bioativos para melhorar a absorção de nutrientes por parte dos animais.
A sustentabilidade é outro diferencial dos produtos da BRF. Os ingredientes são produzidos por meio da agregação de valor aos coprodutos animais da cadeia agropecuária, favorecendo a preservação do meio ambiente e mitigando os impactos climáticos.
Quais são os diferenciais do BioActio Efficiency em rações para crustáceos?
O BioActio Efficiency é o hidrolisado enzimático de penas da BRF Ingredients e é rico em peptídeos bioativos, proporcionando nutrição eficiente aos animais e otimizando o desempenho para aquacultura.
O ingrediente bioativo é produzido por meio da hidrólise enzimática das penas de frango e tem vários diferenciais na aquacultura, incluindo os camarões. Entre os principais benefícios estão:
● Melhor imunidade: essa questão contribui para aumentar a expectativa de vida, pois os animais ficam mais resistentes a eventuais doenças e parasitas;
● Ganho de peso: os ingredientes são facilmente absorvidos e metabolizados, favorecendo o ganho de peso;
● Digestibilidade: a hidrólise enzimática facilita a obtenção de compostos nitrogenados com menor massa molecular, facilitando a digestão.
Como é possível perceber, a formulação de rações com bioativos para crustáceos representa um avanço na nutrição de camarão. A implementação dessa abordagem, contudo, exige uma compreensão dos cuidados técnicos à seleção, processamento e inclusão desses compostos nas dietas. A precisão na dosagem, a estabilidade das moléculas e a biodisponibilidade são fatores que impactam a eficácia dos bioativos.
Desse modo, a contínua pesquisa e o desenvolvimento tecnológico são importantes para desvendar o potencial completo dos bioativos e consolidar sua aplicação em escala industrial.