Data: 29/08/2025
A indústria de alimentos busca constantemente ingredientes que otimizem o valor nutricional e a eficiência produtiva. Neste cenário, óleos e gorduras de origem animal são componentes de alto valor.
Estes insumos incorporam nutrientes essenciais (com percentuais de gorduras, proteínas e outros nutrientes essenciais) para o desenvolvimento e a saúde de animais. Por isso, o uso estratégico dessas fontes lipídicas vai além do fornecimento energético.
Além disso, os óleos e gorduras podem ajudar a aprimorar a palatabilidade dos alimentos, facilitar a absorção de vitaminas lipossolúveis e melhorar a textura de produtos.
Tópicos deste conteúdo:
- ● Qual a importância dos óleos e gorduras na nutrição animal?
- ○ Fornecer energia
- ○ Fornecer ácidos graxos
- ○ Ração palatável
- ● Quais são os benefícios da utilização dos lipídios nas rações?
- ○ Menores custos
- ○ Eliminação da pulverulência
- ○ Rações de alta densidade
- ○ Facilita a nutrição de diversos nutrientes
- ● Qual a relevância desses ingredientes na economia circular?
Qual a importância dos óleos e gorduras na nutrição animal?
Os óleos e gorduras animais fornecem energia concentrada para diversas espécies. Eles são incluídos em dietas com o objetivo de suprir às necessidades nutricionais. Esses nutrientes fornecem energia e auxiliam na nutrição animal.
Vale destacar que os óleos e gorduras deixam a ração mais atrativa para os animais, melhora o teor energético, reduz a formação de poeira e facilita a absorção de vitaminas, como a A, D e K. Essas vitaminas têm os seguintes benefícios:
- Vitamina A: protege os olhos contra a degeneração macular e ajuda a prevenir distúrbios oculares;
- Vitamina D: favorece a absorção de cálcio e fósforo, melhorando a saúde óssea;
- Vitamina K: previne a calcificação dos vasos sanguíneos, evita hemorragias e reduz o risco de doenças cardíacas.
Fornecer energia
Segundo estudo feito pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), os lipídios têm alto teor energético e fornecem 2,25 vezes mais energia do que carboidratos e proteínas. Com isso, as gorduras ajudam a melhorar a eficiência alimentar em rações destinadas às aves, suínos, pets, e outros seres vivos.
Fornecer ácidos graxos
Os ácidos graxos livres auxiliam a formar novas células e melhoram o sistema imunológico dos seres vivos.
Entre alguns ácidos graxos essenciais para os animais estão o ômega 3 e o ômega 6, ácido araquidônico (presente em carnes bovinas, ovos e frango) e o ácido eicosapentaenoico (pode ser encontrado em peixes marinhos).
Segundo estudo publicado na National Library of Medicine, o ômega 3 ajuda a modular o perfil lipídeo, tem propriedades anti-inflamatórias e ainda modula o ritmo cardíaco, sendo um importante aliado na saúde e bem-estar dos animais.
O ômega 6, por sua vez, tem ação anti-inflamatória, auxilia na prevenção da depressão e previne doenças cardiovasculares, de acordo pesquisa publicada na Revista de Ciências Agroveterinárias.
Ração palatável
A utilização de lipídios nas rações possibilita a redução do uso de materiais energéticos com baixa palatabilidade. Com isso, torna-se possível desenvolver um produto final com melhor sabor e que, ao mesmo tempo, fornece mais energia aos animais.
É relevante destacar que os óleos e gorduras estão associados ao uso de palatabilizantes, deixando a ração mais palatável e melhorando a aceitação do alimento por parte dos animais.
De acordo com pequisa feita pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, os palatabilizantes melhoram a aceitação da ração porque deixam os alimentos mais atrativos, estimulando o consumo por parte dos pets.
Esses elementos podem ser adicionados no processo de fabricação das rações. Em outros casos, os palatabilizantes podem ser incluídos, na forma líquida, com o auxílio de uma betoneira, segundo estudo da Universidade Estadual de Londrina.
Quais são os benefícios da utilização dos lipídios nas rações?
Ao serem utilizados nas rações, os lipídios proporcionam inúmeros benefícios e eles fazem parte das necessidades nutricionais dos seres vivos. Esse composto orgânico é indispensável na composição de um alimento completo sobre o ponto de vista nutricional.
Além disso, há outros benefícios de se utilizar lipídios nas rações para animais. Entre os principais aspectos positivos estão questões relacionadas ao custo-benefício e o desenvolvimento de rações mais densas.
Menores custos
O valor calórico dos lipídios é de 2,25 vezes maior do que outros tipos de nutrientes. Com isso, há melhor conversão alimentar e fica mais fácil utilizar nas rações com gorduras que sejam efetivamente de baixo custo, segundo estudo da Revista Eletrônica Nutritime.
Eliminação da pulverulência
A utilização de gorduras nas rações contribui para mitigar ou eliminar a pulverulência (excesso de pó ou poeira), melhorando a aparência da ração e deixando-a mais palatável.
Rações de alta densidade
O aumento da densidade nas rações é ainda mais importante nos meses de verão. Devido às altas de temperaturas, muitos animais tendem a consumir menos ração nesse período.
Diante desse contexto, para preservar a presença dos nutrientes na nutrição animal, é importante desenvolver uma ração com alto teor energético e elevada concentração dos demais nutrientes.
Os lipídios servem exatamente para esse propósito, pois têm alto valor calórico e elevada concentração de nutrientes, favorecendo o aumento da densidade das rações.
Facilita a nutrição de diversos nutrientes
Gorduras também facilitam a absorção de outros nutrientes por parte dos animais. Entre eles estão o cálcio (favorecendo o fortalecimento dos ossos), vitaminas lipossolúveis, pigmentos (xantofilas, carotenos) etc.
Qual a relevância desses ingredientes na economia circular?
Os óleos e gorduras de origem animal fazem parte da economia circular e da cadeia integrada da BRF. Esses nutrientes são matérias-primas que ajudam no desenvolvimento de nutrientes de alta performance voltados aos mercados de Animal Nutrition, Food Ingredients, Human Health e Plant Nutrition.
Além disso, a BRF Ingredients possui uma cadeia de produção 100% integrada com a BRF, gerando eficiência e contribuindo para a economia circular. Com qualidade do campo à mesa, a divisão de negócios fornece ao mercado ingredientes produzidos com matéria-prima fresca e rastreabilidade em cada etapa.
A BRF Ingredients apresenta um portfólio diversificado de alimentos para nutrição animal, incluindo gordura de torresmo, gordura de suínos e óleo de aves, e está atenta em relação ao uso otimizado de lipídios em diferentes produtos.
Considerações finais:
A análise do papel de óleos e gorduras de origem animal demonstra a importância desses componentes para a indústria alimentícia. Este uso racional das fontes lipídicas é um pilar para a sustentabilidade, pois transforma subprodutos em insumos valiosos, reduzindo desperdícios e agregando valor à cadeia produtiva.
A inclusão estratégica de óleos em rações e outros produtos alimentícios não apenas eleva o perfil nutricional, mas também otimiza a eficiência econômica das operações. Compreender as propriedades e as aplicações desses materiais permite a formulação de produtos que atendem às demandas do mercado.
Este conteúdo no qual destacamos sobre o valor dos óleos e gorduras de origem animal foi útil para você? Compartilhe para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.